Quando as mídias sociais emergiram como ferramentas de marketing para empresas, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn encontravam-se entre as poucas que se destacavam. Hoje, um grande número de redes dominam o mercado, e alguma delas contam com um fluxo devastador de usuários (atualmente, o Facebook atingiu esses dias a marca de mais de 1,0 bilhão de pessoas cadastradas). Este ambiente de alta capacidade de alcance e segmentação pode ser explorado através do tráfego pago, formato que permite melhor controle e escalabilidade – porém, a um custo nem sempre em conta. Por outro lado, o trabalho de SEO (em português – Otimização para Mecanismos de Buscas) bem feito pode gerar um tráfego interessante e a sua vantagem é a completa gratuidade.Por isso, a Agência Sete reuniu dez dicas para aumentar o número de curtidas em uma publicação ou fan page sem a necessidade de pagar por isso.

Vamos lá!

1 – Convide os assinantes do seu e-mail a curtirem a sua página. Amigos e familiares funcionarão para o lançamento de sua fan page, porém, para que ela realmente funcione, é preciso oferecer alguma espécie de incentivo, como acesso gratuito a um e Book ou vídeo.

2 – Compartilhe as postagens do seu blog no Facebook. Artigos que oferecem informações detalhadas e instrutivas fornecerão uma razão para as pessoas visitarem e curtirem a sua página.

3 – Compartilhe fotos convincentes Este é o tipo de mídia mais compartilhada no Facebook e possui um enorme potencial para se tornar um viral, especialmente se você for dono de uma excelente imagem.

4 – Comente sobre outras páginas em que seu público-alvo esteja presente.

5 – Compartilhe e marque a sua página de negócios a partir de sua conta pessoal no Facebook.
6 – Se você hospedar eventos ao vivo, tire fotos e incentive os seus fãs a se marcarem nelas. Considere oferecer um prêmio para a foto mais criativa.

7- Ofereça descontos especiais para fãs. Esta é uma das maiores razões pelas quais as pessoas curtem a página de uma marca.

8 – Vincule sua página no Facebook à sua conta no Twitter. As configurações permitem tweetes automáticos a partir das suas atualizações.

9 – Lance um concurso, garantindo que um dos termos e condição de participação nele seja a curtida na página. Aplicativos e plataformas como Sorteie-me podem ser úteis .

10 – Facilite o caminho para que as pessoas curtam a sua página. Uma das melhores maneiras de fazer isso é usar um plugin do Facebook em seu site ou blog, mantendo-o em um local de destaque (canto superior direito na página inicial, por exemplo) Assim as pessoas podem curtir a sua página do Facebook sem saírem do seu site.

Você pode pensar: essas dicas são muito básicas todo mundo faz. Você está enganado! Muitas gente insiste no erro em não seguir alguns passos básicos, então coloque e mão na massa e comece pelo menos a fazer o básico. O alcance orgânico do Facebook está cada vez mais baixo.

Gere conteúdo invista no Facebook Ads mas não se esqueça em pelo menos fazer o arroz com feijão todo dia.

COMPARTILHE

Luciano Modesto / SOBRE O AUTOR

Profissional de Marketing I Design e especialista em Marketing Digital, Botucatuense de coração que tem uma visão profissional que todo empreendedor que tem sua pequena ou média empresa, tenha direito em ter um serviço de qualidade. Formado em Marketing - Anhembi Morumbi, atuando como especialista em Marketing Digital;