Nem sempre os empresários conseguem investir o quanto gostariam em estratégias de marketing, mas isso pode comprometer a imagem da empresa e, por consequência, as vendas a longo prazo. Uma alternativa para esse problema é o marketing digital, que exige investimentos bem mais baixos, mas tem uma excelente taxa de retorno.

Antes de conferir algumas dicas para implementar estratégias de marketing digital em sua empresa, veja quais são os maiores benefícios que essa modalidade pode lhe oferecer:

• Potencial de segmentação: a internet é muito democrática, sendo possível atingir um grande público por meio dela. Por outro lado, também permite a segmentação do público-alvo, não apenas de acordo com dados demográficos, mas também conforme os hábitos de comportamento. Essa é uma tendência bem atual do marketing.

• Baixo investimento: manter canais de comunicação com o público pela internet tem um valor bem pequeno, especialmente se comparado com outros meios mais tradicionais, como jornais e TVs, por exemplo.

• Personalização: é mais fácil personalizar a comunicação de acordo com as necessidades do cliente. Isso também aumenta a assertividade.

• Métricas: sites e redes sociais oferecem métricas de acompanhamento bastante eficientes, ou seja, você consegue medir o grau de eficiência das ações. Assim, saberá quando é necessário mudar a estratégia ou quando ela está funcionando.

• Engajamento e potencial de “viralização”: se você lançar campanhas criativas e impactantes na internet, o próprio público acaba ajudando na divulgação. Com isso, a sua marca ganha mais força.

Diante dessas vantagens, fica nítido que o marketing digital merece o crescimento que vem apresentando ao longo dos anos. Atualmente, 7 em cada 10 empresas investem nessa modalidade e ela é capaz de aumentar o faturamento em mais de 20%! Para pequenas e médias empresas, utilizar a internet para promover ações de marketing pode ser ainda mais inteligente, justamente por conta do baixo custo.

Além disso, o acesso às plataformas digitais é muito fácil, dispensando uma equipe de marketing muito grande. Como na internet tudo acontece muito rápido, com o marketing digital não é diferente, ou seja, o retorno das ações também não demora para ser percebido pela empresa.

Para quem quer dar os primeiros passos nesse universo, o ideal é começar com os recursos mais simples, como um bom website (mesmo no mundo das redes sociais, o site é indispensável, porque tem um aspecto mais profissional e transmite mais credibilidade) e perfil da empresa nas redes sociais. É muito importante que o perfil não seja pessoal.

Isso é o suficiente para começar a entrar em contato com o público. Com o tempo, é interessante oferecer vantagens para os consumidores que acompanham a empresa na internet, realizando sorteios ou promoções exclusivas, por exemplo. Outra dica é utilizar o humor como forma de atrair a atenção, aproveitando os sucessivos “memes” que surgem todos os dias (tomando cuidado para não sair do humor politicamente correto).

Importante: jamais deixe usuários sem resposta nas redes sociais, e também não seja grosseiro. Atitudes como essa acabam sendo amplamente divulgadas e trazem um retorno muito negativo.

sete_banner_leia

COMPARTILHE

Luciano Modesto / SOBRE O AUTOR

Profissional de Marketing I Design e especialista em Marketing Digital, Botucatuense de coração que tem uma visão profissional que todo empreendedor que tem sua pequena ou média empresa, tenha direito em ter um serviço de qualidade. Formado em Marketing - Anhembi Morumbi, atuando como especialista em Marketing Digital;