
Você já ouviu falar sobre chatbot? Não? Então, nesse novo post da Agência Se7e, nós vamos te mostrar o que é um chatbot e como essa alternativa nova pode ser muito eficiente na sua estratégia de marketing digital. Vamos conhecer?
Chatbot nada mais é do que um software que trabalha e faz toda a gerência da troca de mensagens que a sua empresa faz com um cliente. Ele também é conhecido como assistente virtual, bot ou, ainda, agente virtual.
Esse software pode ser instalado de maneira simples no site da sua empresa, no seu aplicativo e, ainda, no Facebook Messenger ou Telegram. O que define a sua instalação é o seu público-alvo ou a necessidade da sua empresa.
Quais são as aplicações do chatbot?
Por meio dos chatbots é possível revolucionar o atendimento que a sua empresa oferece ao seu cliente, sabe por que? Porque as empresas que já estão fazendo uso desse recurso têm conseguido fidelizar seus clientes e também tem sido capazes de resolver problemas simples como dar resposta aos questionamentos feitos pelas pessoas.
E o melhor nisso tudo, é que o contato só é repassado para uma pessoa quando é preciso resolver alguma coisa mais complexa.
Por isso, por meio do chatbot é possível gerar novos leads, ou seja, com a ajuda dele em sua estratégia de marketing digital, o visitante do seu site fica retido, porque encontrou com quem dialogar. Com isso, sua equipe comercial consegue ter acesso a esse novo cliente em potencial.
No e-commerce, porque as lojas virtuais criam personagens para que eles mantenham um contato com o comprador respondendo o seu questionamento ou ajudando-o a finalizar uma compra.
É possível ainda utilizar esse mecanismo em uma ação de marketing e vendas, pois o chatbot pode estabelecer um diálogo com o seu cliente fazendo com que ele se envolva com o produto em questão.
Deseja fazer uma pesquisa de opinião, com o chatbots isso também é possível, porque por meio dele é possível fazer com que o seu cliente responda às suas perguntas em um bate papo e não naquela chatice de perguntas e respostas.
O chatbot é muito encontrado no Atendimento ao Cliente, porque ele tira as dúvidas mais frequentes sem que ele precise ficar na fila de espera.
Por que usar o chatbots?
É claro que tudo o que é novo traz consigo um pouco de receio, porém depois que fica comum, todo mundo quer fazer uso. Aqueles que querem inovar em sua empresa, precisam apostar nos Chatbots, porque vão: reduzir custos, gerar maior engajamento, melhor seu atendimento e muito mais.
Por que traz redução de custos? Porque com o chatbot as demandas mais básicas são facilmente resolvidas sem a necessidade de contar com um atendente humano. Com isso, diminui o número de ligações no seu call center e também reduz a necessidade de manutenção de muitos atendentes online para responder as perguntas.
O Chatbot gera maior engajamento, pois seu sistema atende de forma excelente e não é preciso esconder do seu cliente que é um robô que está fazendo o atendimento, porque mesmo sendo um robô, o atendimento é tão bem feito que cativa o seu cliente e devido a qualidade oferecida, a taxa de abandono na sua página cai de maneira considerável.
Sabia que o chatbot pode ser o seu melhor vendedor? Não? Pois bem, ele foi desenvolvido de tal forma que está pronto pra tirar as dúvidas, cria filtros inteligentes e, ainda, envia informações relevantes para os clientes.
Só isso? Não! Ele ainda é capaz de reconhecer todo o histórico de compras, todo o interesse que o internauta demonstrou em algum dos seus produtos e assim fica fácil pra ele fazer alguma indicação de um produto em questão.
Parou por aí? Não! Com o chatbot ainda dá pra potencializar o seu volume de vendas e trazer maior agilidade ao atendimento, porque muitas pessoas são atendidas de forma simultânea e o que faz com que o seu cliente fique satisfeito pois recebeu um atendimento de qualidade e também muito mais ágil.