
Em 2017, a Inteligência Artificial esteve presente em nosso dia a dia mesmo que você não tenha percebido, mas ela pode ser encontrada no seu atendimento automático do banco, nas compras que foram feitas nos seus sites preferidos e, ainda, nas redes sociais.
No ano que se findou, segundo Renato Shirakashi, diretor de produtos e co-fundador da Scup, plataforma do portfólio Sprinklr voltada para gestão de redes sociais e comunicação com o consumidor, 2017 foi um ano inicial, período em que a Inteligência Artificial começou a engatinhar, pois o grande público começou a ver de forma prática sua atuação.
No entanto, a tendência para os próximos anos é que o seu uso tome proporções ainda maiores e com uma maior velocidade. Conforme Shirakashi, o conceito de Inteligência Artificial é “bem amplo e basicamente ele vem de qualquer atividade que o computador está fazendo, mas não é esperado que ele faça”.
Ainda segundo o diretor de produtos e co-fundador da Scup, em 2017 falou-se muito na compra de Bitcoins, pois essa operação é feita por robôs, mas nos carros e também em operações simples como uma compra em uma página a inteligência artificial está presente, pois o trabalho de recomendar produtos é feito pelos robôs automatizados.
Para 2018, o que se espera, segundo o especialista, é que a Inteligência Artificial se popularize em aplicativos que ajudem a organizar as tarefas cotidianas de forma pessoal, mas não só isso “a popularização da Inteligência Artificial integrada a sistemas fará com que o nosso dia a dia fique mais prático”, assegura.
Atendimento tende a evoluir muito por meio da Inteligência Artificial
A empresa que quer apostar nessa tecnologia em 2018 precisa saber que os efeitos aparecerão em escalas, ou seja, a inteligência artificial empregada no atendimento diminui o custo nesse setor.
O primeiro contato, aquele em que são feitas diversas perguntas, será mais rápido tanto para a empresa quanto para o consumidor a partir do momento que ele é feito de forma automática.
“Aos poucos, a tendência para 2018 é que quando o cliente entrar em contato com a empresa ele vai conseguir obter a informação que precisa de forma mais rápida, por meio de um dot que é um robô automatizado que pode vir tanto na forma linguagem falada por telefone ou de linguagem escrita usada nas redes sociais e WhatsApp. Somente quando for preciso da interação humana é que o atendimento será roteado”, explica.
A partir desse implemento, a empresa tende a ganhar tempo, pois o atendimento será mais rápido e o cliente também ficará satisfeito, pois ele também conseguirá o que quer sem ficar horas e horas no telefone ouvindo uma musiquinha que as vezes é extremamente entediante. Afinal, quem gosta de ficar esperando ser atendido em um call center???
O atendimento feito por chat em sites de compra e venda já é realizado com a ajuda dos robôs automatizados e o que se espera é que em 2018 isso aumente ainda mais. Assim um cliente fecha uma compra e volta a entrar em contato, o dot entende que a pessoa está buscando saber sobre o entrega e o robô já envia todas essas informações para ele de forma instantânea.
Em algumas empresas, essa automatização já está presente e com isso, ela gera maior rapidez e satisfação para o seu cliente.
Inteligência artificial não veio para substituir os seres humanos

Ex-Machina
Segundo o especialista, acreditava-se que a implementação da inteligência artificial viria para substituir o ser humano, porém isso ainda está muito longe de acontecer, mas esse recurso veio para deixar os atendimentos mais eficientes e mais rápidos.
Em 2017, criou-se a expectativa de que os dots conseguiriam substituir os seres humanos, porém isso não aconteceu e em muitos casos, os resultados foram extremamente problemático.
Diante de tantos avanços, o que não pode é sua empresa não acompanhar tudo isso, pois os dots vieram para melhorar o seu atendimento. Já conta com o atendimento feito por robôs automatizados? Ainda não?
Fale com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar. E continue acompanhamento o blog da Agência Se7e, pois trazemos diversos assuntos sobre o marketing digital que vão te ajudar a fazer bons negócios.