
Entre os dias 18, 19 e 20 de outubro, a cidade de Florianópolis sediou o RD Summit 2017. Neste post, a Agência Sete apresentará para aqueles que, infelizmente, não puderam participar in loco, alguns dos assuntos que foram discutidos lá e que serão tendência para o ano de 2018.
Referência quando o assunto são as tendências digitais, Edney Souza, mais conhecido como InterNey, apresentou em sua palestra no RD Sumit 2017 4 pontos que estarão em alta no próximo ano. Muitas delas, já estão sendo usadas por algumas empresas e quem ainda não começou, precisa dar início o quanto antes!
Chatbots: empresas começarão a investir ou investirão mais!
Durante sua apresentação no RD Sumit 2017, InterNey disse que uma pesquisa realizada pela Social Media Week apontou que 65% das pessoas vão ou continuarão a investir em chatbots em 2018. Tudo isso, porque, a maioria dos seus clientes preferem falar diretamente com os robôs, pois as respostas dadas por eles são mais objetivas, educadas e rápidas.
Marketing Digital precisa usar Inteligência Artificial (IA)
O palestrante comentou que atualmente vivemos uma época em que a ajuda da inteligência artificial é fundamental para obter informações que não seriam descobertas sem esse recurso e devido a isso, ele diz que é preciso passar da passividade e aplicar a IA em sua estratégia de marketing digital.
Realidade virtual ajuda a efetivar compras
Hoje em dia, a realidade virtual é um recurso muito eficaz para o marketing digital, pois por meio dessa tecnologia, seus clientes podem entender melhor o funcionamento do seu produto e/ou serviço.
Influenciadores também são eficazes na estratégia de marketing digital
Os influenciadores são muito importantes, porém para InterNey, não ainda ir em busca de uma receita de bolo, porque ela não existe, pois, cada mercado age de uma maneira e para dar resultado, é preciso escolher os influenciadores que tenham relação com o seu público.
Além dessas 4, o orador disse que é importante ficar ligado com tendências que dizem respeito a internet das coisas, growth hacking, podcasts e design thinking.
Toda e qualquer empresa pode ser internacional
Durante os três dias de RD Summit, o evento contou também com a presença da líder internacional de marketing do Trello, Alexia Ohannessian.
Em sua apresentação, ela defendeu que toda e qualquer empresa pode ser internacional, porém para que essa internacionalização dê resultados é fundamental que ela se adapte as características do país que pretende atuar, afinal cada cultura tem as suas particularidades.
Por isso, o recomendado por ela é: não tente promover a internacionalização sem sair da sua sede, vá até o país onde você pretende instalar sua empresa, pois só assim será possível provar se sua empresa dará ou não certo naquela localidade.
Por que muitas empresas têm dificuldades em converter seus leads?
Muitas empresas apresentam muitas dificuldades para converter seus leads, certo? Por isso, Lucia Haracemiv explicou em sua apresentação quais são os 4 erros mais comuns que as empresas cometem na hora de fazer suas vendas.
-
Falta de integração entre os leads
Durante sua palestra, Lucia Haracemiv, apontou que a presença de muitos canais que visam a entrada de leads é apenas o primeiro erro que levam a muitos outros. Por esse motivo, sua dica é concentrar todos os seus clientes em potencial em um único lugar.
-
Ausência de um playbook de vendas
Por meio do playbook, fica fácil mapear todos os passos dos seus vendedores de maneira detalhada, pois assim é possível saber como eles agem e quais são as regras preconizadas pela empresa.
Para montar um playbook eficaz, sua empresa deve disponibilizar todos os objetivos de cada etapa de compra e quais são as métricas utilizadas.
-
Vendedores devem ser treinados
O treinamento dos vendedores é fundamental para o sucesso da sua empresa, pois é só treinando que eles darão os resultados que você espera em um menor tempo possível. Porém, o treinamento precisa ser estruturado, pois caso contrário, sua empresa só perde tempo e deixa de vender para os clientes que realmente tem interesse no seu produto.
-
Reuniões one-on-one precisam ser realizadas com frequência
A realização de reuniões one-on-one é uma das alternativas para fazer com que seus vendedores demonstrem envolvimento e cresçam profissionalmente, pois o líder será o responsável por incentivar o desenvolvimento de novas competências.
Conclusão
Com a ajuda da Agência Sete, quem não pode desfrutar pessoalmente do que rolou no RD Summit tem acesso a diversas informações que foram debatidas lá!
Continue acompanhando nosso blog, semanalmente falamos sobre: marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo.